top of page
Cine_passeio_6.jpg

Cine Passeio:
Onde a Acessibilidade é protagonista

​Os recursos de Acessibilidade para Cinema e Teatro integrados pela Riole no Cine Passeio garantem experiência ímpar ao público.

Em 2022, a Prefeitura de Curitiba/PR alcançou um notável marco ao promover Acessibilidade em um dos espaços culturais mais estimados pelos curitibanos.

 

O complexo cultural Cine Passeio, espaço que promove o acesso à sétima arte com valores acessíveis, tornou, também, a sessão de cinema acessível para pessoas cegas e surdas, através dos equipamentos e sistema ProAccess, da Riole.

Cinema para Todos

Um dos objetivos da Prefeitura de Curitiba/PR era ampliar o acesso do público curitibano e dos turistas ao Cine Passeio, independentemente das singularidades de seus espectadores, reforçando, assim, seu compromisso com a promoção da igualdade. Para atingir esse objetivo, a capital levou a acessibilidade para o ‘escurinho do cinema’, transformando a experiência cinematográfica de espectadores com baixa visão, baixa audição, cegos e surdos para melhor.

“O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho.”, já dizia o diretor cinematográfico Orson Welles. Assim como nas narrativas projetadas nos telões, sonhos podem se tornar realidade na vida real, e melhor: dentro das salas de cinema. Riole fez luz ao sonho da capital paranaense e de seus cidadãos, integrando recursos de audiodescrição, legenda descritiva, Libras e áudio assistência nas salas Luz e Ritz, para proporcionar, assim, um momento de lazer enriquecedor e completo, desde sessões de filmes brasileiros até hollywoodianos, a todos os espectadores do Cine Passeio.

Parceria em prol da

Acessibilidade

Do projeto à instalação, a equipe Riole garantiu a integração desta tecnologia inclusiva, unindo equipamentos e sistema ProAccess para a impecável realização das sessões inclusivas desde a primeira (11/10/2022). Em virtude da confiança e parceria entre nossa integradora audiovisual e a Prefeitura de Curitiba/PR, o Cine Passeio possui agora toda a estrutura necessária para receber a família completa de espectadores surdos e cegos. Para conferir onde há espaços culturais acessíveis no Brasil, clique ou toque aqui.

Dentre os recursos de Acessibilidade integrados pela Riole no Cine Passeio, estão os displays para legenda descritiva e Libras, acoplados em porta-copos, que possuem design moderno, leve, compacto e ideal para espectadores surdos. A tecnologia de ponta deste equipamento garante ajuste automático de luminosidade e autonomia da bateria por, aproximadamente, 12 horas. Além dos displays, o espaço cultural possui receptores para audiodescrição e áudio assistência a espectadores cegos. Este equipamento é altamente resistente a quedas, apresenta autonomia de bateria de até 10 horas e ajuste de volume.

As soluções em Acessibilidade integradas pela Riole estão por todo o Brasil! Assim como, para Orson Welles, “o cinema não tem fronteiras nem limites”, para nós, da Riole, a Acessibilidade não tem limites, nem fronteiras e vai muito além das quatro paredes das salas de Cinema. Isso porque as nossas soluções também são ideais para salas e auditórios de Teatro. Para saber mais, clique ou toque aqui.

Leve a acessibilidade para

seu Cinema ou Teatro

Faça como a Prefeitura de Curitiba/PR: amplie seu público, promovendo a acessibilidade nas salas de cinema e auditórios de teatro da sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo! Será um prazer esclarecer as suas dúvidas e curiosidades sobre as soluções em Acessibilidade Riole.

A experiência foi muito boa!

A fala estava muito clara, a qualidade do áudio também muito boa. A pessoa que fez o audiodescrição foi concisa e objetiva, muito enfática.

Deu para

entender tudo!

Roberto Leite

Advogado cego em primeira sessão do Cine Passeio, realizada em 11 de outubro de 2022 (Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física)​​

Esse é um exemplo de ação cultural verdadeiramente inclusiva

inovadora

que mostra que ser uma cidade inteligente é também se preocupar com a promoção da

Prefeito de Curitiba (Gestão 2017-2020 | 2021-2024)

cidadania e da igualdade.

Rafael Greca

bottom of page